A UBAM publica a Definição Brasileira de Musicoterapia

Notícia disponível em: http://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia/

Após a constituição do Grupo de Trabalho, composto por Musicoterapeutas aprovados pela diretoria da UBAM, Mt. Lia Rejane Barcellos (AMT-RJ), Eliamar Fleury (AGMT), Igor Ortega (APEMESP), Leila Santos (AMT-PI), Andressa Dias (AMT-PR), Mariane Oselame (UBAM) e Marcello Santos (UBAM) houve uma Assembléia Extraordinária e foi votada a definição da Musicoterapia Brasileira em três eixos: Disciplina, Prática e Profissão, tentando abarcar a pluralidade da Musicoterapia Brasileira sem perder de vista o Projeto de Regulamentação.

A UBAM – União Brasileira das Associações de Musicoterapia divulga a versão finalizada da Definição Brasileira de Musicoterapia:

“Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas. A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários. Evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidades.

O musicoterapeuta é o profissional de nível superior, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria. Ele/a é habilitado/a a exercer a profissão no Brasil. Ele/a facilita um processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo. Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, da aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas. O musicoterapeuta pode atuar em áreas como: Saúde, Educação, Social / Comunitária, Organizacional, entre outras.”

Para citá-la, utilize a referência:

UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA. Definição Brasileira de Musicoterapia. 2018. Disponível em: http://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia/.

#UBAMJuntoComVocê #DefiniçãoBrasileiradeMusicoterapia #MusicoterapiaBrasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.