Musicoterapia no SUAS

A Musicoterapia é uma das especialidades que compõe o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Sua inserção oficial e reconhecimento da importância de se ter um musicoterapeuta compondo uma equipe de referência para questões socioassistenciais, foram aprovados durante  o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, em 2011, que reuniu em Brasília mais de trezentos profissionais de diversas áreas, para discutir a necessidade de trabalhos interdisciplinares na área.

Esta inserção passa a ser lei em todo território nacional, por meio da RESOLUÇÃO No 17, DE 20 DE JUNHO DE 2011, na qual o musicoterapeuta é uma das categorias profissionais de nível superior que, preferencialmente, poderão atender as especificidades dos serviços socioassistenciais, ao lado de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, antropólogos e terapeutas ocupacionais.

 

A entrada da musicoterapia no SUAS (clique aqui para ver artigo) foi uma importante conquista política dos musicoterapeutas atuantes na área social e uma amostra do papel político da União Brasileira das Associações de Musicoterapia. A ASBAMT, desde o início do movimento, vem compondo a Comissão SUAS da UBAM. Também é uma das 3 entidades de classe que dirigem o Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS da Bahia (FETSUAS/BA). Nossa luta é focada  em ampliação das políticas públicas, melhores condições de trabalho e abertura de concursos públicos.

Clique aqui para ver o perfil do musicoterapeuta social construído em 2011 pelo Grupo de Trabalho sobre Musicoterapia na Assistência Social da UBAM.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.