Notícias, Cursos e Eventos

MUSICOTERAPIA SOCIAL BASEADA NO PENSAMENTO INDÍGENA, MT.YADIRA ALBORNOZ- VENEZUELA

A ASBAMT tem a alegria de anunciar o próximo encontro Virtual, o primeiro internacional, com a Ilustre Mt. Yadira Albornoz (Venezuela).

RESUMO DA PROPOSTA

Musicoterapia Social baseada no Pensamento Originário (Yadira Albornoz)

A musicoterapia social (Albornoz, 2013a: 2016b) sustenta sua prática no pensamento original e tenho o privilégio de informar ao nosso campo e compartilhar com vocês a experiência de integrar metodologias de vida indígenas à nossa prática musicoterapêutica, particularmente quando estas práticas estão artisticamente focadas na conscientização sobre a vida individual, grupal e social.

Yadira Albornoz (Venezuela) Compositora, clarinetista, cantora e musicoterapeuta.  Doutora em Filosofía da Musicoterapia (PhD/Temple University – USA), Mestre em Musicoterapia, com estudos em Composição Musical (Temple U.), Licenciada em Música – com ênfases em musicoterapia e clarinete (Temple U.) e graduada em Terapia Ocupacional (Colegio Universitario de Rehabilitación – Venezuela). Apresenta mais de 35 anos de prática com populações diversas. Foi revisora do Nordic Journal of Music Therapy e do Approaches: An Interdisciplinary Journal of Music Therapy, além de colaboradora da Barcelona Publishers. É pesquisadora premiada e tem diversos artigos e livros publicados na área, destacando seu Modelo de Musicoterapia Artística (MAR) e o Protocolo de Musicoterapia Social baseado no Pensamento Originário (Indigenous-Based Music Therapy). Criou e coordenou a Pós-Graduação em Musicoterapia da  Universidad de los Andes e elaborou o programa de musicoterapia da Marietta College (USA/2017). Desde 2018 é professora de Musicoterapia do Mestrado em Musicoterapia da Minzu University of China-Beijing.

Com mediação do Mt. Ms Leonardo Cunha, o encontro acontecerá na próxima sexta, dia 27 de Novembro Às 19hs. Acesso livre e gratuito via Google Meet no  link: http://meet.google.com/kxs-rdom-cqd

_______________________________________________________________________________________________

Con alegría, la ASBAMT vién invitar los musicoterapeutas para el próximo encuentro Virtual, lo primero internacional, com la Mt. Yadira Albornoz (Venezuela). El encuentro sustiene la experiência e la musicoterapia social (Albornoz, 2013a: 2016b), con la integración de metodologias de la vida de los indígenas à la prática musicoterapêutica, cuándo artisticamente focadas en la conscientización de la vida individual, grupal y social.

Musicoterapia Social basada en el Pensamiento Originario: La Musicoterapia Social (Albornoz, 2013a: 2016b) sustiene su práctica en el pensamiento originario y tien el privilegio de compartir la experiencia de integrar metodologías de vida indígenas em la práctica musicoterapica, particularmente cuando estas prácticas están artísticamente enfocadas en enaltecer la consciencia sobre la vida individual, grupal y social.

Con mediación del Mt. Ms Leonardo Cunha Viernes, 27 de Noviembre de 2020 19h (Brasilia). És una actividad virtual gratuita  con transmisión por Google Meet. Actividade livre y gratuita com transmisión por Google Meet in el link: http://meet.google.com/kxs-rdom-cqd

Musicoterapia Brasileira: 27 Motivos para regulamentar

Dando segmento ao projeto: “Musicoterapia Brasileira: 27 motivos para regulamentar”

Amanhã, 17 de Novembro será a vez da ASBAMT.
O projeto contempla encontros com musicoterapeutas e estudantes de todo o Brasil, versando sobre os mais diversos assuntos relacionados à luta pela regulamentação da profissão no país.

O projeto, que teve início em Setembro deste ano, é veiculado semanalmente, sempre às terças e sextas-feiras, às 20h na página da UBAM no Instagram. Ele traz como interlocutora, a Mt. Vivi da Viola, que já conversou com representantes de diversos estados. Amanhã (17/11) será a vez da Bahia e Sergipe, através da ASBAMT!

Convidamos a comunidade e musicoterapeutas a estarmos juntos fortalecendo os espaços de voz e vez pra nossa profissão!

Avante, Musicoterapeutas!

NUEVO DISPOSITIVO DE COMUNICACIÓN DEL CLAM

Divulgando novo canal do CLAM no Facebook. É o CLAM cada vez mais perto dos MTs

Hola tod@s
Ya conoces lo nuevo dispositivo de comunicación de CLAM??
¡Hola a tod@s! Bienvenidos al “Nuestro Espacio CLAM” el nuevo grupo de Facebook del Comité Latinoamericano de Musicoterapia! Aqui podemos hablar y publicar información general de eventos de tipo académico, congresos, encuentros y la difusión de redes reconocidas en nuestro ámbito.¡L@s invitamos a que nos ayuden e difundir este importante espacio de comunicación con tod@s tus colegas y amig@s musicoterapeutas!

Já conhece o novo dispositivo de comunicação do CLAM??
Olá tod@s! Bem-vindos ao “Nuestro Espacio CLAM” o novo grupo de Facebook do Comitê Latino-Americano de Musicoterapia! Aqui podemos debater e publicar informações gerais de eventos acadêmicos, congressos, encontros e divulgação de redes reconhecidas no nosso âmbito.L@s convidamos a nos ajudar a divulgar este importante espaço de comunicação com tod@s @s seus colegas e amig@s musicoterapeutas!
#clammusicoterapia #nuestroespacioclam #clamcomunicacion
Complementando, para quem quiser entrar no grupo do facebook e ir adicionando outras/os colegas, basta acessar usando esse endereço: 
https://www.facebook.com/groups/388026342344335 🙂

Facebook GroupsNuestro Espacio – CLAM has 47 members. ¡Hola a tod@s! Bienvenidos al grupo del Comité Latinoamericano de Musicoterapia! Aqui podemos hablar y publicar información general de eventos de tipo…www.facebook.com
Mariane Oselame
Presidenta
Comité Latinoamericano de Musicoterapia – CLAM
Gestión 2020/22

REUNIÃO ABERTA COMISSÃO SUAS UBAM

Prezados Musicoterapeutas,

Divulgamos o convite do vice-presidente da UBAM, Mt Glairton Santiago, para Reunião Aberta da Comissão SUAS.

Temos encampado muitas frentes e lutas na nossa profissão. É muito importante conhecermos pra onde tem se expandido a musicoterapia. Em 2011 tivemos um marco legislativo pra a entrada da musicoterapia no SUAS, isso quer dizer que musicoterapeutas podem e devem ocupar políticas de atenção sócio-assistenciais. Vocês já pensaram em, numa oportunidade de abertura de vagas via processo seletivo, virem a trabalhar num CRAS? Num CREAS? Ou outros equipamentos?
Essa é uma grande oportunidade pra se aproximar do tema e quem sabe se apaixonar pela potência da musicoterapia nesse campo. A UBAM defende a importância da participação de toda a comunidade, bem como a possibilidade de conhecer e aproximar a comissão dos musicoterapeutas através deste convite para ocupar lugar nessa discussão. Sera uma grande oportunidade dos musicoterapeutas se apropriarem de um sistema que assiste a população e integra o musicoterapeuta nessa assistência.

Esta lançado o convite!

Data 04.11.2020
Horário 19:30h
Local Plataforma Google Meet
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4L2j7-wRfJNFyB7YAsjBGyUdWcYzA_-WFLqWmcc1zfNn_JQ/viewform

SELEÇÃO ABERTA PARA MESTRADO E DOUTORADO EM LINGUÍSTICA/UESB

É com imensa alegria que partilhamos aqui a notícia de que foram abertas inscrições para seleção de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística na UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
A ASBAMT parabeniza a Profa Dra. e Musicoterapeuta Maria de Fátima Almeida Baía, docente da instituição, pela iniciativa do projeto que traz abertura para o diálogo entre Linguística e Musicoterapia, contemplando uma vaga para mestrado e uma para doutorado, materializando mais um espaço e oportunidade de expansão da Musicoterapia no âmbito da pesquisa e estudo.

Por meio dos Editais 150/2020 e 151/2020, o Programa de Pós-Graduação em Linguística abre seleção para novas turmas de Mestrado e Doutorado, respectivamente. Com área de concentração em Linguística, o Programa trabalha com três linhas de pesquisa: “Descrição e Análise de Línguas Naturais”, “Aquisição e Desenvolvimento de Língua(gem) Típica e Atípica” e “Texto, Significado e Discurso”.
Para o Mestrado, são oferecidas 31 vagas, que podem ser concorridas por candidatos com diploma de curso superior em qualquer área. Já para o Doutorado, são 14 vagas abertas, destinadas a candidatos com diploma ou atestado de conclusão de curso de Mestrado, credenciado e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), não importando a área.
Os interessados devem se inscrever de 30 de outubro a 20 de novembro, exclusivamente, pelo e-mail processo.seletivo.ppglin@gmail.com. Todos os detalhes do processo seletivo estão disponíveis nos Editais acima. Mais informações, acesse o site do Programa ou entre em contato pelo e-mail ppglinguistica@uesb.edu.br.

Link dos editais http://www.uesb.br/noticias/selecao-aberta-para-mestrado-e-doutorado-em-linguistica/












XX ENPEMT

XX ENPEMT: A 20a Edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia, já tem data e hora definidas!

O evento ocorrerá, de forma virtual, nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de Dezembro, às 19h!

É importante dizer que a sala estará disponível a partir das 18:30h.
Pedimos que as entradas na sala sejam entre 18:30 e 18:50, para nos ajudar a evitar problemas técnicos e atrasos no evento!

Mais informações e organização: APEMEMG

apememg.wordpress.com

https://apememg.wordpress.com/xx-encontro-nacional-de-pesquisa-em-musicoterapia/

Curso: Música, saúde e bem-estar: o fazer musical como imunogênese cultural Prof. Dr. José Davison Jr (IFPE)

A ASBAMT está apoiando a realização do curso Música, saúde e bem-estar: o fazer musical como imunogênese cultural. O curso, que realizar-se-a no mês de Novembro, será ministrado pelo Prof Dr. José Davison Jr e coordenado pela Mt. Rita Dultra.

A proposta do curso é ampliar a visão sobre o uso da música na saúde, a partir da perspectiva da sociologia da Musicoterapia. Para isso, serão abordadas as razões pelo interesse da música na saúde, o quadro conceitual para música, saúde e bem-estar e os antígenos induzidos musicalmente. As principais referências serão as obras: Music, Health, and Wellbeing (organizado por Raymond Macdonald, Gunter Kreutz e Laura Mitchell) e Toward a Sociology of Music Therapy: Musicking as a Cultural Immunogen (Even Ruud).

Curso
Música, saúde e bem-estar: o fazer musical como imunogênese cultural
Prof. Dr. José Davison Jr (IFPE)
Período: terças-feiras de Novembro
Datas: 03-10-17-24
Horário: 17h às 19h
Plataforma: Zoom

Informações e Inscrições
Profa Mt. Rita Dultra – WhatsApp (71) 999881305

Vagas limitadas!

Ateliê de Musicalidade em Musicoterapia

Destacamos a presença da Musicoterapia Baiana no IV Congresso Labirinto de Autismo: Além das Fronteiras. A Musicoterapeuta Mariana Caribé apresentou hoje o Ateliê de Musicalidade em Musicoterapia, espaço do Congresso ofertado e destinado à familiares de crianças que estão no espectro autista. Iniciativas como esta, fortalecem o espectro do cuidado, valorizando o Sujeito em suas condições subjetivas de estar no mundo, envolvendo seu sistema familiar em seu saber que se revela sobre esse Sujeito tão importante. Parabenizamos nossa colega Mariana pela oficina e também cumprimentamos a curadoria do evento pela sensibilidade e nobreza em trazer a musicoterapia para reverenciar os múltiplos saberes que se unem em atenção e cuidado à essas pessoas tão especiais!

A ÉTICA NA MUSICOTERAPIA COMO UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA.

A Ética na Profissão vai além do que o Mt prescinde atentar ao que está no Código Nacional de Ética, Orientação e Disciplina do Musicoterapeuta, ela perpassa pela postura diária, a conduta, prática e co-responsabilidade em meio a um coletivo que se constrói a cada dia e se reconhece nas suas atribuições em comunidade.

Pensando nessa dinâmica que vem se materializando, a ASBAMT esta promovendo um Encontro Virtual, trazendo como facilitador o Mt. Éber Marques Jr (AGMT 0114) presidente da UBAM , abordando o tema: A ética na Musicoterapia como uma construção coletiva: Desafios e co-responsabildade na prática e na imagem da profissão, entendendo a ética como um sentimento de coletividade, que implica uma dimensão, politica, social, econômica em um espaço que o musicoterapeuta, em sua prática, se co-responsabiliza por pensar que seus atos influenciam a coletividade a qual ele pertence. Será uma grande oportunidade para refletirmos em comunidade, convidando o Musicoterapeuta que há em cada um de nós, que faz seu percurso individual, a ampliar sua atenção para um bem comum, pensando sua profissão e seu fazer ético em sociedade.

Encontro Virtual dia 08/10/2020, QUINTA-FEIRA, às 19:30hs. Evento gratuito, aberto para Musicoterapeutas, Professores e estudantes de Musicoterapia. Acesso pela Plataforma Google Meet no link: meet.google.com/ktv-xzas-xkb

Esperamos vocês!!!