Notícias, Cursos e Eventos

Curso: Introdução às Teorias da Personalidade e Musicoterapia: Psicologia Analítica, Gestalt-terapia e Abordagem Centrada na Pessoa

A ASBAMT está apoiando a realização do Curso: Introdução às Teorias da Personalidade e Musicoterapia: Psicologia Analítica, Gestalt-terapia e Abordagem Centrada na Pessoa
A proposta do curso é apresentar e discutir aspectos introdutórios das teorias da personalidade desenvolvidas por Carl Jung (Psicologia Analítica), Fritz Perls e colaboradores (Gestalt-terapia), Carl Rogers (Abordagem Centrada na Pessoa) e suas relações com a musicoterapia clínica.
O curso ocorrerá no mês de março/2021 e será ministrado pelos professores:
Prof Dr. José Davison Jr (IFPE), Prof Dr. Renato Sampaio (UFMG) e
Prof Esp. Eber Marques (CENSUPEG), sob a coordenação da Prof Esp. Rita Dultra e certificado pela ASBAMT.
Período: Quintas-feiras de março
Datas: 04-11-18-25
Horário: 20h às 22h
Plataforma: Zoom
Informações e Inscrições
Profa Mt. Rita Dultra – WhatsApp (71) 999881305

Esperamos, vocês!
Vagas limitadas!

RECESSO DA ASBAMT

Prezados Mts Associados,

Informamos que de no período de 29/12/2020 à 10/01/2021, estaremos em recesso de nossas atividades administrativas e institucionais. Retornaremos a partir de 11 de Janeiro para emissão de declarações, carteirinhas entre outros documentos e solicitações.
Agradecemos mais uma vez pela parceria mais que especial a cada um de vocês que tem contribuído para fortalecer esse lugar representativo da nossa comunidade. Sem esse apoio não seria possível avançarmos o quanto foi possível avançar esse ano, lembrando que parte do que o associado contribui, vai para a UBAM. Então a ASBAMT somos todos nós e a UBAM também somos nós!


Cordial Abraço, até 2021!

Diretoria ASBAMT

Somos tod@s ASBAMT, Feliz 2021!

Que a musicoterapia nos ajude a escutar os tempos e contratempos de 2020 para que possamos orquestrar um 2021 mais harmônico!

Neste ano de 2020 aprendemos o quanto juntos somos mais fortes. Nos acolhemos, nos reconhecemos, plantamos e florescemos juntos, descobrimos o verdadeiro significado da palavra: Compartilhar!

Somos muito gratos por sentirmos o apoio de cada um que de perto ou de longe, da forma que foi possível se fez presente, honrando esse lugar que é de uma comunidade que se reconhece, que se fortalece e se ampara em meio a tantos desafios e incertezas.

Merleau-Ponty afirma que a música não está no espaço visível, mas ela o mina, o investe e o desloca. Foi acreditando na potência da música na nossa profissão que em 2020 fizemos uma imersão virtual e, assim como a música, conseguimos minar espaços, desafiar os sentidos e conseguimos nos ancorar confiantes nesse coletivo que nos representa.

A ASBAMT somos todos nós que fazemos dela o que ela tem se tornado. Sabemos que podemos nos deparar com desafios, barreiras, mas confiemos na força que nos uniu este ano para nos harmonizarmos em 2021, mais fortes!
Nós da Diretoria ASBAMT desejamos a tod@s, muita proteção, paz e harmonia!
Boas Festas e Feliz 2021!

Educação musical especial e inclusiva na Pandemia: Remota e EAD

Projeto Integrando Conhecimentos traz uma mesa com transmissão online sobre a Educação Musical Especial e Inclusiva na Pandemia. O evento, que será transmitido pelo Canal UNEAD / UNEB, conta com a presença das educadoras musicais e musicoterapeutas: Rosângela Carmo, Katia Cucchi e Melissa Lima, trazendo para os graduandos de Licenciatura em Música da UNEB, um pouquinho das suas práticas e olhares.

Musicoterapeutas em tempo de Pandemia. Encontro com a Mt Ms Lilian Engelmann

A ASBAMT tem a alegria de convidar a comunidade de musicoterapeutas, estudantes e professores de musicoterapia à participarem do Encontro Virtual com a Mt. Ms. Lilian Engelmann (APEMESP 1/010010),  trazendo o tema: Musicoterapeutas em tempo de Pandemia.

O encontro virtual será transmitido, nesta QUARTA, 02 de Dezembro, às 19h pela Plataforma Google Meet.

meet.google.com/qyr-ueir-wsa

Esperamos vocês!

MUSICOTERAPIA SOCIAL BASEADA NO PENSAMENTO INDÍGENA, MT.YADIRA ALBORNOZ- VENEZUELA

A ASBAMT tem a alegria de anunciar o próximo encontro Virtual, o primeiro internacional, com a Ilustre Mt. Yadira Albornoz (Venezuela).

RESUMO DA PROPOSTA

Musicoterapia Social baseada no Pensamento Originário (Yadira Albornoz)

A musicoterapia social (Albornoz, 2013a: 2016b) sustenta sua prática no pensamento original e tenho o privilégio de informar ao nosso campo e compartilhar com vocês a experiência de integrar metodologias de vida indígenas à nossa prática musicoterapêutica, particularmente quando estas práticas estão artisticamente focadas na conscientização sobre a vida individual, grupal e social.

Yadira Albornoz (Venezuela) Compositora, clarinetista, cantora e musicoterapeuta.  Doutora em Filosofía da Musicoterapia (PhD/Temple University – USA), Mestre em Musicoterapia, com estudos em Composição Musical (Temple U.), Licenciada em Música – com ênfases em musicoterapia e clarinete (Temple U.) e graduada em Terapia Ocupacional (Colegio Universitario de Rehabilitación – Venezuela). Apresenta mais de 35 anos de prática com populações diversas. Foi revisora do Nordic Journal of Music Therapy e do Approaches: An Interdisciplinary Journal of Music Therapy, além de colaboradora da Barcelona Publishers. É pesquisadora premiada e tem diversos artigos e livros publicados na área, destacando seu Modelo de Musicoterapia Artística (MAR) e o Protocolo de Musicoterapia Social baseado no Pensamento Originário (Indigenous-Based Music Therapy). Criou e coordenou a Pós-Graduação em Musicoterapia da  Universidad de los Andes e elaborou o programa de musicoterapia da Marietta College (USA/2017). Desde 2018 é professora de Musicoterapia do Mestrado em Musicoterapia da Minzu University of China-Beijing.

Com mediação do Mt. Ms Leonardo Cunha, o encontro acontecerá na próxima sexta, dia 27 de Novembro Às 19hs. Acesso livre e gratuito via Google Meet no  link: http://meet.google.com/kxs-rdom-cqd

_______________________________________________________________________________________________

Con alegría, la ASBAMT vién invitar los musicoterapeutas para el próximo encuentro Virtual, lo primero internacional, com la Mt. Yadira Albornoz (Venezuela). El encuentro sustiene la experiência e la musicoterapia social (Albornoz, 2013a: 2016b), con la integración de metodologias de la vida de los indígenas à la prática musicoterapêutica, cuándo artisticamente focadas en la conscientización de la vida individual, grupal y social.

Musicoterapia Social basada en el Pensamiento Originario: La Musicoterapia Social (Albornoz, 2013a: 2016b) sustiene su práctica en el pensamiento originario y tien el privilegio de compartir la experiencia de integrar metodologías de vida indígenas em la práctica musicoterapica, particularmente cuando estas prácticas están artísticamente enfocadas en enaltecer la consciencia sobre la vida individual, grupal y social.

Con mediación del Mt. Ms Leonardo Cunha Viernes, 27 de Noviembre de 2020 19h (Brasilia). És una actividad virtual gratuita  con transmisión por Google Meet. Actividade livre y gratuita com transmisión por Google Meet in el link: http://meet.google.com/kxs-rdom-cqd

Musicoterapia Brasileira: 27 Motivos para regulamentar

Dando segmento ao projeto: “Musicoterapia Brasileira: 27 motivos para regulamentar”

Amanhã, 17 de Novembro será a vez da ASBAMT.
O projeto contempla encontros com musicoterapeutas e estudantes de todo o Brasil, versando sobre os mais diversos assuntos relacionados à luta pela regulamentação da profissão no país.

O projeto, que teve início em Setembro deste ano, é veiculado semanalmente, sempre às terças e sextas-feiras, às 20h na página da UBAM no Instagram. Ele traz como interlocutora, a Mt. Vivi da Viola, que já conversou com representantes de diversos estados. Amanhã (17/11) será a vez da Bahia e Sergipe, através da ASBAMT!

Convidamos a comunidade e musicoterapeutas a estarmos juntos fortalecendo os espaços de voz e vez pra nossa profissão!

Avante, Musicoterapeutas!

NUEVO DISPOSITIVO DE COMUNICACIÓN DEL CLAM

Divulgando novo canal do CLAM no Facebook. É o CLAM cada vez mais perto dos MTs

Hola tod@s
Ya conoces lo nuevo dispositivo de comunicación de CLAM??
¡Hola a tod@s! Bienvenidos al “Nuestro Espacio CLAM” el nuevo grupo de Facebook del Comité Latinoamericano de Musicoterapia! Aqui podemos hablar y publicar información general de eventos de tipo académico, congresos, encuentros y la difusión de redes reconocidas en nuestro ámbito.¡L@s invitamos a que nos ayuden e difundir este importante espacio de comunicación con tod@s tus colegas y amig@s musicoterapeutas!

Já conhece o novo dispositivo de comunicação do CLAM??
Olá tod@s! Bem-vindos ao “Nuestro Espacio CLAM” o novo grupo de Facebook do Comitê Latino-Americano de Musicoterapia! Aqui podemos debater e publicar informações gerais de eventos acadêmicos, congressos, encontros e divulgação de redes reconhecidas no nosso âmbito.L@s convidamos a nos ajudar a divulgar este importante espaço de comunicação com tod@s @s seus colegas e amig@s musicoterapeutas!
#clammusicoterapia #nuestroespacioclam #clamcomunicacion
Complementando, para quem quiser entrar no grupo do facebook e ir adicionando outras/os colegas, basta acessar usando esse endereço: 
https://www.facebook.com/groups/388026342344335 🙂

Facebook GroupsNuestro Espacio – CLAM has 47 members. ¡Hola a tod@s! Bienvenidos al grupo del Comité Latinoamericano de Musicoterapia! Aqui podemos hablar y publicar información general de eventos de tipo…www.facebook.com
Mariane Oselame
Presidenta
Comité Latinoamericano de Musicoterapia – CLAM
Gestión 2020/22