Notícias, Cursos e Eventos

Oficina Música e Movimento – 26 e 27 SET

“Música e Movimento” com Uirá Kuhlmann

VAGAS ENCERRADAS!!!

LINK PARA QUEM QUISER ADQUIRIR BOOMWHACKERS

Serão 12 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

  • Jogos Musicais com Boomwhackers (Tubos Melódico-Percussivos)

  • Dinâmicas Musicais com Objetos da Infância

  • Percussão Corporal

Público Alvo: professores da educação infantil e ensino básico, professores de música, de arte e de educação física, musicoterapeutas, arteterapeutas, facilitadores de dinâmicas de grupo, recreacionistas,  brincantes, atores, dançarinos.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Cartaz Curso Uira para WEB v18-09-2015

 

PASSOS PARA INSCRIÇÃO:

  1. Deposite no Banco do Brasil (dados retirado do ar, pelo enceramento das inscrições)

  2. Envie um email com o assunto: Inscrição Música e Movimento, para asbamt@gmail.com   com cópia para tesouraria@asbamt  ,  anexando a FICHA DE INSCRIÇÃO, o comprovante de depósito e, no caso, de estudante ou sócio da ASBAMT, os respectivos comprovantes de matrícula e de anuidade.

    OBS.: As Fichas de inscrição enviadas sem os respectivos comprovantes serão desconsideradas.

VALORES

Profissional R$ 250,00      Estudante com Comprovação R$150,00 

 

Facilitador: Uirá Kuhlmann

Uirá Kuhlmann é Diretor da “Música e Movimento”, núcleo de pesquisa e formação em educação ativa, empresa destinada à capacitação e atualização de educadores em geral, endorsee da Boomwhackers® (tubos sonoros) no Brasil e professor de vivência musical na Escola Germinare na capital paulista. Pesquisador e arranjador na área da educação musical ativa e cultura brasileira.
Formado na EMESP em piano erudito, licenciatura em música pela UFSCar. Graduado em Orff – Schulwerk pela San Francisco School “The Certification Orff Program” e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo “Reeducação do Movimento”.
Entre outros cursos de especialização pelo mundo destacam-se:
Brasil – São Paulo: Rítmica Dalcroze (Fac. Anhembi Morumbi e Cons. Mus. Brooklin Paulista – 2006 e 2008); IV e V Curso Internacional Orff/Schulwek (ABRAORFF e Col. Santo Américo – 2009 e 2011)
Espanha – Madrid: Musica y Movimiento en la Educación,(Asociación Orff de España – 2009)
Áustria – Salzburg: International Symposium Orff-Schulwerk (Orff Institute – 2011)

 

 https://www.youtube.com/watch?v=hXHWYnc4D3I

 

 

Musicoterapeutas tocam na inauguração do CAPSi

Musicoterapeutas na Inauguração do CAPSi – Camaçari


Na solenidade de inauguração do CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – do município de Camaçari -Bahia, os musicoterapeutas Aline Góes e Leonardo Cunha saudaram as crianças, adolescentes, familiares, profissionais de saúde e autoridades presentes com um repertório musical alegre, dançante e convidativo à reflexão sobre o lugar da infância e juventude na atenção em saúde mental. Os dois musicoterapeutas integram a equipe técnica deste novo equipamento, composta também por: psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro e técnicos de enfermagem, psiquiatra, psicopedagogos, fonoaudiólogo, educador físico, terapeuta de família, assistente social, entre outros. O serviço conta com salas de grupos, de oficinas, de atendimento individual, além do espaço de convivência e salas administrativas e de equipe técnica. O CAPSI funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Abrantes, N. 379, Bairro Inocoop.

12Nesta solenidade, a musicoterapia baiana celebra também o reconhecimento da Gestão de Saúde de Camaçari em garantir a continuidade da presença de musicoterapeutas no município, via concurso público. Desde 2007, o município oferece o atendimento de musicoterapia ao público adulto com transtornos mentais e sofrimento psíquico intenso, no CAPS II da Orla. Com o concurso público No 002/2010, foram convocados cinco musicoterapeutas, sendo que quatro tomaram posse: Cristiano Lima, no CAPS II da Orla, Antônio Durval Santana, no CAPS ad, Leonardo Cunha e Aline Góes (ambos no CAPSi)

Segundo Aline, “havia uma grande expectativa por parte da equipe e do público assistido da chegada desta abordagem no serviço de saúde mental da infância e adolescência, uma vez que a música acessa o sujeito de forma envolvente, ao mesmo tempo em que o organiza e permite conectar-se com novos sentidos, ampliando sua percepção”. Leonardo complementa que “a graduação em musicoterapia prepara o profissional para lidar com situações complexas de atenção à saúde e aos riscos sociais, sendo que as técnicas musicoterapêuticas têm a vantagem de abrir canais de comunicação e quebrar barreiras físicas, emocionais, de linguagem ou mesmo territoriais. A música se desloca no espaço temporal e pode assim estar presente nas praças, escolas, na casa do paciente ou no leito de um hospital, acolhendo o sujeito e transformando seu estado de espírito”.

O prefeito Ademar Delgado e o secretário de saúde Washington Couto prestigiaram a apresentação musical, composta por Aline (voz e violão), Leonardo (voz e guitarra) e os colegas do CAPSad Jairo e Dino, na percussão, além da presença dos irmãos Gustavo e Augusto, jovens assistidos pelo CAPSi. Esperamos que a boa apreciação musical tenha servido como um gostinho de “quero mais”, sensibilizando a abertura de novas portas nos diversos serviços de saúde e assistência social do município.

15

Ver outras notícias em:

http://www.camacari.ba.gov.br/2010/detalhe_noticia.php?cod_noticia=19472

http://www.nossametropole.com.br/capsi-foi-inaugurado-em-camacari/#.VQrUqPmsidk

CONCURSO PÚBLICO PARA MUSICOTERAPEUTA CANDEIAS – BAHIA

WhatsApp Image 2019-10-22 at 19.34.06Prefeitura de Candeias Divulga edital de abertura de processo seletivo simplificado, contemplando três vagas para Musicoterapeuta, carga horária de 40hs.

Prazo para Inscrições: 25/10/2019 00:00 a 08/11/2019 23:59

Pedidos de Isenção: 25/10/2019 00:00 a 28/10/2019 23:59

Mais informações e Edital no link abaixo:

http://concursos.supremaconcursos.com.br/uploads/26/concursos/45/anexos/d46093d7e32c46e828888ef45ef5b52a.pdf

XI FORUM BAIANO DE MUSICOTERAPIA: ATENÇÃO AO PRAZO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS!

card forumOla Colegas,

Passamos para renovar o convite para o XI Forum Baiano de Musicoterapia, que acontecerá no dia 30 de Novembro de 2019 das 8 às 17h no Hotel Nacional Inn, em Salvador- Ba.
Já foi dado inicio ao processo de submissão de trabalhos. Nesta etapa inicial não é necessário enviar o trabalho completo ainda nesta etapa inicial, basta fazer um resumo descritivo (obedecendo a quantidade de palavras previstas nas normas técnicas) descrevendo a atividade que pretende apresentar. São diversas modalidades:
🎵Pôster
🎵Painel
🎵Um estudo de caso
🎵vivência
🎵Apresentação musical
Entre outras elencadas na parte descritiva de submissão de trabalhos!
Fiquem atentos!!! O prazo expira dia 26/10/2019

Os trabalhos submetidos à análise deverão estar vinculados ao tema das práticas musicoterapêuticas, o que envolve desde contribuições à musicoterapia e ao campo da musicologia e suas interfaces, bem como interfaces entre as práticas artísticas e as ciências humanas e da saúde.
Sabendo que a musicoterapia é um campo de ciência e aplicação, por definição, interdisciplinar, que envolve desde a perspectiva clínica até as práticas sociais, educativas, ecológicas e de desenvolvimento pessoal, visamos construir neste fórum um saber que circule e que contribua com novos olhares a respeito do lugar da música em nossa sociedade.

Sabemos o quanto muitos de vocês tem se empenhado seja na prática clinica, entre outras praticas institucionais e colhido trabalhos exitosos. Esperamos ver muita produção Baiana nessa 11a edição. Sabemos quanto é importante partilharmos nossas vivências e conquistas na profissão!

Aguardamos vocês!

Atenciosamente,

Comissão organizadora do XI Forum Baiano de Musicoterapia

Submissão de Trabalhos para o XI Fórum Baiano de Musicoterapia – 30/11/19

card forum

Prezados Colegas,

É com muita alegria que convidamos para o nosso XI Fórum Baiano de Musicoterapia, que nesta edição traz a temática
“Musicoterapia: Aquilo que (nos) toca: Reflexões e Imersões nas práticas musicoterapêuticas”.

Nossa proposta é de reunir musicoterapeutas, pesquisadores e profissionais de outras áreas que se dedicam aos estudos “em torno da música”, seus diversos usos, funções, práticas, discursos teóricos e campos de trabalho e investigação.

Sabendo que a musicoterapia é um campo de ciência e aplicação, por definição, interdisciplinar, que envolve desde a perspectiva clínica até as práticas sociais, educativas, ecológicas e de desenvolvimento pessoal, visamos construir neste fórum um saber que circule e que contribua com novos olhares a respeito do lugar da música em nossa sociedade.

Os trabalhos submetidos à análise deverão estar vinculados ao tema das práticas musicoterapêuticas, o que envolve desde contribuições à musicoterapia e ao campo da musicologia e suas interfaces, bem como interfaces entre as práticas artísticas e as ciências humanas e da saúde.


Clique aqui para baixar as normas de submissão de trabalhos


O Evento acontecerá no dia 30 de Novembro de 2019 no Hotel Golden Park, Av. Manoel Dias da Silva, 979, Pituba,  Salvador- Ba.

Prazo para submissão de trabalhos prorrogado para o dia 05 de Novembro de 2019 pelo email forumasbamt2019@gmail.com

Esperamos ver muita produção baiana nessa 11a edição,  sabendo o quanto é importante partilharmos nossas vivências e conquistas na profissão!

Aguardamos vocês!

Atenciosamente,

Comissão organizadora do XI Forum Baiano de Musicoterapia