Criação do Fórum Estadual de Assistência Social / FEAS-BA
Breve histórico das atividades mais recentes (2010-2011) dos Trabalhadores do SUAS em âmbito estadual, regional e nacional.
Em agosto de 2010/Brasília, o Conselho Nacional de Serviço Social – CNAS deu início ao Processo de Discussão do Perfil dos Trabalhadores o Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Em Outubro de 2010/Salvador-BA foi realizado o I Encontro Estadual dos Trabalhadores do SUAS, como preparação para o Encontro Regional que se realizou em novembro de 2010/Fortaleza-CE. Em atendimento à Plenária do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS – FNTS, presentes no Encontro Nacional dos Trabalhadores do SUAS realizado nos dias 30 e 31 de março de 2011/Brasília foi deliberado e criado oficialmente o Fórum Nacional de Assistência Social – FNAS com a eleição de uma Coordenação Nacional com cinco titulares e cinco suplentes e que por sua vez, deliberou a criação de Coordenações Estaduais e também a indicação de representantes do Fórum Estadual, um titular e um suplente para o trabalho de modo articulado e organizado em âmbito nacional.
O II Encontro Estadual dos Trabalhadores do SUAS do Estado da Bahia realizado no dia 23 de maio de 2011 / Salvador – BA, atendeu ao deliberado pelo Fórum Nacional de Assistência Social – FNAS e criou o Fórum Estadual de Assistência Social / FEAS-BA com as seguintes atividades e deliberações:
Ponto I
- Socialização de atividades no FNAS
a) Foi feita a socialização/apresentação de um resumo dos trabalhos realizados no Encontro Nacional e da participação do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS nesse evento.
b) Foi lida, discutida e aprovada a Carta de Princípios elaborada e aprovada pelo FNAS.
Ponto II
- Criação do FEAS-BA e representações em âmbito estadual e nacional
a) Foi Criado o Fórum Estadual de Assistência Social-FEAS-BA com a Eleição da Coordenação e do Representante do Fórum Estadual junto ao FNAS com a composição das seguintes Entidades-membros:
- Coordenação do Fórum Estadual
Titulares:
1) Sindicato dos/as Psicólogos/as no Estado da Bahia – SINPSI-BA
2) Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/BA 5ª Região
3) Associação Baiana de Musicoterapia- ASBAMT.
Suplentes:
1) Conselho Regional de Psicologia – CRP/BA 3ª Região
2) Sindicato dos/as Psicólogos/as no Estado da Bahia – SINPSI-BA
3) Associação Baiana de Musicoterapia- ASBAMT.
- Representação da coordenação do Fórum Estadual em âmbito nacional junto ao FNAS.
Titular:
1) Sindicato dos/as Psicólogos/as no Estado da Bahia – SINPSI-BA
Suplente:
1) Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/BA 5ª Região
Ponto III
- Moção de Repúdio
Relações e condições de trabalho nas unidades / Centros de Referência de atendimento do SUAS.
A partir de relatos técnicos de trabalhadores do SUAS, uma psicóloga e uma assistente social sobre a precariedade nas condições e relações de trabalho dos profissionais trabalhadores do SUAS ( técnicos e de apoio logístico) que atuam nos CRAS e CREAS e, de modo mais específico, aos acontecimentos do CRAS de Ilha de Maré/Salvador/BA foi aprovada e elaboração, envio e divulgação de uma moção de repúdio que será apresentada nos eventos/conferências/fóruns municipais, estaduais e nacionais na área de assistência social assim como ao CNAS/MDS.